Reader com Café.

Links do Dia #39

Posted in Sem categoria by fivela on 28/07/2010

alguns links, imagens e coisas rápidas.

_________

O Serpentine Gallery Pavillion desse ano é vermelho. 2010 é do Jean Nouvell (que por sinal é irmão do Professor Xavier). Vocês gostaram? Já vi melhores…

__________

Adorei essa luminária. Eu que já tenho uma dessas de mesa, faltam só mais umas 15 pra imitar a do projeto. Pegando o gancho da foto, acabei de notar o sofá, que tem base feita de pallet. A Luminária está pendurada num hotel em Amsterdã.

__________

Ainda sobre luminárias. Também achei essa bonita. Link no Contemporist.

__________

Ei, vocês! Cliquem na foto do banheiro e olhem ele por dentro. Isso é um banheiro público em Valleta, pelo Chris Griffa Architects.

__________

Ark Booktower. No momento exposta no Museu Victoria & Albert de Londres. Uma torre de madeira com pilar central, uma escada ao seu redor, fechada por paredes que são, na verdade, estantes cheias de livros. Aí está a biblioteca que cresce infinitamente ou até suas pernas aguentarem. Isso recorda aqueles mosteiros medievais. Rintala Eggertsson Architects. link puxado do DesignBoom.

__________

Esse vídeo é uma campanha da Elisava, escola de engenharia, reforçando a importância da engenharia Civil para trazer nossos projetos à vida. Também podemos chamar o vídeo de “Como construir uma Maquete!” hahaha.

__________

Links do dia #38

Posted in Sem categoria by fivela on 28/07/2010

Bom Dia!

________

House with Balls, Matharoo Associates

Escolhi essa casa para postar hoje a princípio porque achei interessante demais o sistema de contrapeso de abertura das janelas: As bolas de Concreto! No entanto, lendo mais sobre o projeto, me mostraram fatos ainda mais instigantes, a inteligência do projeto, a precisão do programa e a economia. Economia primeiro porque, pelo menos o que foi dito, o orçamento da casa coloca míseros US$ 100/m2. Vejam só, isso é menos que ametade do custo de uma casa de padrão popular por aqui. Mas como? Aí entra a inteligência e a precisão do projeto. A casa foi desenhada para um indiano em Ahmedabad, dono de um aquário, com a intenção de ser uma casa de final de semana e ao mesmo tempo o criatório dos peixinhos. Aproveitando o desnível do terreno, o arquiteto enterrou a casa entre tanque e o terreno, assim, metade da casa já é a própria fundação, e não se faz grandes movimentos de terra, aproveita-se a tira entre o tanque e o terreno e nela se distribui todos os cômodos. Não há revestimentos, apenas concreto aparente. A sofisticação fica por conta do jardim flutuante sobre a água e o aquário que se cria sob a bancada, bem como a engenhosidade das aberturas. Existema mais detalhes a serem ditos, que o próprio arquiteto pode te dizer no site. Arquiteto: Gurjit Singh Matharoo, do Matharoo Associates.

muuuuuuu

muuuuuuuuuuuuu

____________ .

Links do Dia #37

Posted in Sem categoria by fivela on 27/07/2010

_________

Sem paciência pro Reader, sem ter mais a garrafa de café pertinho (humpf!), só por hoje eu volto a postar os Links do Dia. Hehe..😛 Vamos ao que interessa.. Tem muita coisa passada que ficou guardada na minha aba de favoritos do blog e chega a ser engraçado com a informação tá envelhecendo muito rápido, né?

_________

Cadeira Antiga “Mamãe, eu sou artista demais!”

Gente, perdão pelo título, haha, é que eu só lembrei da danadice minha e dos meus irmãos quando praticamente reproduzimos o teto da capela sistina em todas as paredes da nossa casa. Infelizmente minha mãe não era tão legal ( e espertinha) quanto a designer  que propôs às suas filhinhas que rabiscassem toda sua cadeira branca. O resultado ficou bem Cíntia, concordam? Embora eu creia que a Cíntia ia ficar refletindo no que fazer com suas filhas se visse a cadeira dela assim (vou mataaaar quem fez isso, hahaha). Bom, final da história: a designer da cadeira, ou a mãe das minidesigners, Jane Aldridge, colocou à venda em leilão e vai doar, ou doou o dinheiro pra uma instituição.

+


.


Lareira de Jardim, Haugen/Zohar

Da série de coisas que eu gostaria de copiar só pra sabe “de qual é” e ficar achando bonito. Achei estranho, parece sofisticado ao mesmo tempo que me remete a uma visão do Poty Velho, alguém me entende?! Acho que é só por causa da sensação do Poty Velho (tentei procurar alguma foto dos fornos de lá e não encontrei, encontrei apenas umas fotos daquelas luminárias que se vende por lá que todo teresinense já conhece).

Vi isso no Space Invaders, e lá vocês podem ver mais fotos! NEXT!

.


Casas 137,  H Arquitectes

Do tipo que prédio que eu gostaria de ver mais por aí. É simples,  bonito, a primeira vista (pelo menos através de fotos) parece ter cuidado e precisão sobre os materiais, sóbrio com algumas janelas viva, desses que parecem tornar a cidade mais agradável. O sítio do edifício fica em Barcelona, o que acrescenta também ao projeto a atenção à tipologia. Quem quiser ver mais obras do H Arquitectes clique. Puxei esse link do PlataformaArquitectura.


NEXT!

.


Instalação por Regis Juvigny

Só porque lembrei da Ana Negreiros ;D .  Por falar nela, isso vale um Link do Dia. NExt!

.

As coisas da Ana.

Ana é arquiteta, mestranda no propar da ufrgs – viadinha, isso sim! Quando cansou de enviar arquivo para a galera resolveu criar este site: http://ananegreiros.tumblr.com/

Vejam também: http://www.flickr.com/photos/ananegreirosfeitosa/

Vejam também: http://coisascoisas.tumblr.com/ (destaualizado, mas a seleção de posts é boa!)

Vejam também: http://mundoperfeito.tumblr.com/ (e para quem gosta de arquitetura e do mundo perfeito (haha) indico demais esse aqui!!)

.

Por hoje é isso, até até.😉


Links do Dia #36

Posted in Sem categoria by fivela on 19/02/2010

Aimibequi!

__________

Hihi… Para quem compartilha um ócio comigo, aqui vão uns brindes escondidos pela rede que fui encontrando enquanto procurava algo útil pro meu TG.

If you have some free time, sit down and enjoy some cookies in the net with me. After a design thesis full month (and a well deserved break too), let’s share the good part of being in my thesis box.


1. De olho no Princeton Architectural Press. porque às vezes são liberados alguns livros para leitura online, como esse aí embaixo! Architectural and Design e-books available for reading by clicking the image.

* Urbanisms. Working with Doubt. Steven Holl

Clique na capa do livr0 para ler (foto acima!;P).

(more…)

Links do dia #35 | De volta | Feliz Ano Novo!

Posted in Sem categoria by fivela on 03/02/2010

Tanto tempo longe do blog, eu tenho que revisitar posts antigo para lembrar como diagrava isso aqui! Haha.

VAMOS ÀS ALEGRIAS: Entre trancos, barrancos, precipícios e escadas abaixo, posso dizer, muito contente (claro!) que finalmente entreguei meu TG2! E logo já prometo estampar ele por aqui quando terminar o material de apresentação.

VAMOS AO QUE INTERESSA: Pra vocês, né!?!?! Vou tentar manter o blog o mais atualizado possível (promessa com cheirinho de fake, hein!) e prometendo colocar resenhas de livros interessantes que estão passando pelas minhas mãos. Já tava com essa idéia antes, mas desde que chegou o The Public Chance ela tomou ainda mais força.

AGORA SIM! DE VOLTA AOS LINKS DO DIA!!!

____________


Casa em Arruda dos Vinhos, Plano B Arquitetos

Há algum tempo atrás havia visto esta casa e até mandei para alguns amigos. Agora, dando uma volta pelo ArchDaily esses dias e reencontrei ela. O que há de tão interessantes nesta construção? A CONSTRUÇÃO. O melhor deste link não é o projeto em si, embora este também mereça seus créditos, mas sim a forma didática como o escritório (PLANO B) expôs a contrução desta pequena casa. Através do blog  PLANOB-ARRUDA os arquitetos montaram um diário ilustrado do processo construtivo, que mostra uma obra inteligente, racional e limpa, e, como resultado, esteticamente agradável. Visitando o Blog aconselho uma espiada de trás para frente, pra acompanhar o processo lógico da construção (os post mais recentes estão mostrando artigos e publicações sobre a casa).

Cliquem no post para continuar com uma seleção de fotos do tal processo construtivo. (more…)

Dica da Gabriela

Posted in Sem categoria by fivela on 06/11/2009

Para folhear à vontade:

Alguns achados publicados no Issuu (visto aqui).  Vasculhem também a barra lateral com outras publicações relacionadas. ;D

ARCHITECTURAL DESIGN RESEARCH

B-MAGAZINE

CANADIAN ARCHITECT

GEOMETRY OF DESIGN

URBAN PLANNING

 

 

________________

 

Links do Dia #34

Posted in Sem categoria by fivela on 06/11/2009

De volta ao Blog! Ainda sem computador e com poucas perspectivas, hehehe.. Muito tempo longe, muitas coisas para postar, mas vamos com calma.  Enq1uanto ainda não tomo meu café aqui vão os links direto do meu Reader.

____________

Amphibious Architecture, The Living Architects

Sugado direto do BLDGBLOG, o nosso primeiro link de hoje trata-se do projeto Amphibious Architecture, dos arquitetos novaiorquinos do The Living. A instalação é na verdade uma estação flutuante de monitoramento ambiental e utiliza como interface um conjunto de tubos luminosos que transmitem à população o status da vida subaquática dos rios de Nova Iorque. Os sensores monitoram a qualidade das águas, presença de peixes e até mesmo o nível de interação entre homem e rio. Um dos pontos mais interessantes do projeto é a possibilidade de comunicação via SMS, que permite a comunicação em tempo real entre você e o sensor, que dará resposta sobre o ambiente subaquático no momento.

________________

Casas de Concreto do BAK Arquitectos

Tenho visto muito posts sobre as residencias do BAK Arquitectos, que, desde a construção da Casa de Mar Azul, tem seu trabalho se consolidando e definido sobretudo pelo uso do concreto bruto associado à madeira natural, vidro e metal nas esquadrias, através de formas puras e sóbrias. A densidade e a textura dos materiais, repetidos no mobiliário interno, as identifica com a modernidade brutalista, no entanto, suas composições formais usam linhas mais leves, o que traz o resultado harmonioso e a assim a repercussão das obras do BAK mundo afora.

A Casa de Concreto de Mar Azul – foto acima (ah! veja também a casa de mar azul) – fica em Buenos Aires, seu nome já a apresenta bem: concreto na estrutura, na vedação, no mobiliário. Traz elementos como a madeira nas transições entre int6erno e externo, como nos decks externos. A construção se acomoda no terreno, assumindo sua declividade e tirando partido do sítio. Esta integração também pode ser notada na sintonia entre os brises e as árvores do bosque, marcando linhas verticais. Esta vivenda se caracteriza, assim como as outras abaixo, como casa de veraneio, justificando, de certa forma, os poucos, e , em grande parte, fixos móveis.

Abaixo a Casa de Mar Azul, a primeira das praianas do escritório.

(Veja +  fotos e plantas no flickr)

Variação com cerâmica! Casa de Ladrillo en Mar Azul:

Acho que nem preciso dizer para observarem o tamanho do balanço que a empena de cerâmica faz!

Casa en La Playa, saindo do bosque agora, haha…

Vejam mais casas no site do BAK.

Variando o tema agora, indo para as habitações multifamiliares, e seguindo com o concretão:

Edificio EEUU, BAK Arquitectos

Saindo das residências para as habitações coletivas, os princípios permanecem. Este edifício guarda muita semelhança com a casa de concreto de mar azul (a primeira da sessão acima). No entando, se na casa os brises integravam-se na composição, no edifício é sacado para o exterior a grade de brises em concreto, criando assim a varanda dos apartamentos  (também utilizada para esconder as unidades condensadoras dos splits, an!).

bakarquitectos.com.ar

__________________________

Dica da Cíntia

Posted in Sem categoria by fivela on 29/10/2009

“1000 homenzinhos de gelo escorrendo sob o sol”, WWF

Senti-me derretendo, juro!

X

 

 

º

________________________

 

 

 

 

 

Links do Dia #33

Posted in Sem categoria by fivela on 27/10/2009

(Fucking Great) Tijolinhos em Pike Street

Sempre que alguém me surpreende com tijolinhos eu faço questão de postar aqui no blog. Desta vez é uma instalação do Gramazio & Kohler Architects, o Pike Loop! Mas não se enganem que isto não tem nada de artesanal, cada tijolinho desse foi colocado um a um pelo braço de um robô, desses típicos utilizados em indústrias automobilísticas que trabalham com alta precisão (olha aí embaixo!). No Storefront For Art and Architecture tem um vídeo mostrando, sem muitos detalhes, o robot e a montagem da instalação.

_____________________

As casas do Suppose Design Office.

Bem sabido por todos nós: os italianos sabem o que fazem com coisas antigas, os holandeses viajam que é uma beleza, os portugueses herdeiros do modernismo… E casa, meu amigos,  podem jogar nas mãos de um japonês! Aí em cima algumas casas do Suppose Design Office.  O site, infelizmente, disponibiliza informações em japonês (até mesmo quando clicado na seleção de idioma inglês).

______________

Hoog and Droog, Jephte Francissen

Sessão ” Copio sem pudores”. Jephte Francissen que me perdoe, mas essa idéia dele eu copiaria descaradamente sem nenhum problema, hein! MAis imagens e “comofunciona” no blog Dezeen.

________________

Links do Dia #32

Posted in Sem categoria by fivela on 26/10/2009

Hedgehog Concert Pavilion, EFGH Architects

“Comofaz” um pavilhão de cone. Link pro escritório.

__________________

Françoise Niely

Eita, que moça ácida! Portfolio.

__________________

BoxHome, Rintala Eggertsonn Architects

Os desafios de se viver num cubo! RintalaEggertsson.

__________________

Restauro de Residência do Século XVIII, Sp10Studio

Os italianos e seu lado bom. Esse telhado ficou excelente, até lembrei da Casa da Torre, idéias. Mas penso se isto e austeridade demais pra minha brasileirice… Mais no site.

_______________________

Okinaha Store, As-Built Architects

” Okinaha is Europe’s first concept store on health and anti-aging. Our mission was to develop a retail concept that would reflect the values of the brand, which are health and longevity. All of our creative output are inspired by purity and oriental simplicity, allowing the customer to relax while shopping for health. Coast developed the whole concept including branding, identity and retail environment.”

Então, segundo o conceito, uma loja madura e sem rugas,  oriental, saudável e enxuta! Haha.. Link vindo do Contemporist.

___________

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.